O programa de ATER
O Programa ATER é uma iniciativa que visa prestar atendimento técnico necessário ao desenvolvimento das unidades vitícolas familiares. Foi implantado, em 2008, com a condução do Instituto Brasileiro do Vinho, que atendia aproximadamente 90 famílias de viticultores da Serra Gaúcha. A partir de março de 2010, passou a ter a direção da Federação das Cooperativas/Fecovinho. Hoje, o programa acompanha 600 famílias de agricultores. A execução do Programa ATER foi custeada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Atualmente, o programa realiza um conjunto de ações que incluem a realização de diagnósticos dos problemas enfrentadas pelo viticultor no âmbito técnico, de produção e de questões relacionadas a gestão da propriedade.
As ações constam de realização de encontros coletivos em cada um dos 40 Núcleos de Desenvolvimento Rural Sustentável/NDRS, compostos por 15 famílias, com acompanhamento permanente de um técnico. Este método de trabalho proporciona troca de experiências entre técnicos e produtores e o repasse de informações ao conjunto dos agricultores sobre medidas ambientalmente corretas nos parreirais. Ao mesmo tempo estabelece uma sintonia com gestão integrada da propriedade com a cooperativa a qual o agricultor está vinculado.
Essa forma de trabalhar facilita a superação de uma situação que produz incertezas quanto ao futuro e inclui a solução de questões problemáticas como: êxodo rural, o baixo índice de sucessão de jovens na atividade e a ausência permanente de mão de obra na atividade agrícola. Por isso, o programa orienta suas atividades para fortalecer a viticultura familiar através de organização e articulação das ações da Assistência Técnica Rural.
Três aspectos importantes foram desenvolvidos com os agricultores beneficiados com o Programa ATER: comprometimento com o desenvolvimento de todos os integrantes do grupo, participação ativa dos integrantes da Unidade Familiar de Produção nas ações programadas pelo Núcleo e coleta permanente de dados e informações sobre as ações realizadas.
*Bacharel em Administração: Rural e Agroindustrial;Consultor em desenvolvimento Rural e Agronegócios.
Parceiro diferenciado
Estimados agricultores!
Apresentamos a seguir um encarte de quatro páginas, dentro do jornal A Vindima, com o objetivo de falar por escrito com você. Este encarte faz parte do Programa de Assistência Técnica/ATER, em parceria com a Fecovinho, Comissão Interestadual da Uva e Ibravin, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA. Este é um instrumento de diálogo entre técnicos e agricultores sobre assistência técnica.
Nestas páginas, tratadas carinhosamente de pequenos cadernos, serão apresentados temas específicos do Programa de Assistência Técnica para o manejo adequado em todo o ciclo vegetativo da parreira. Ou seja, o objetivo é respeitar a parreira e procurar antecipar soluções, com os bons tratos que ela deverá receber. Com isso, o agricultor vai diminuir custos, ter uma terra mais adequada e saudável e ajudar a parreira a nos ajudar.
Além das apresentações iniciais e da sábia palavra do presidente da Fecovinho, o Caderno Técnico vai abordar temas específicos, como Manejo de Inverno, Dicas para diminuir o uso de agrotóxicos e Importância da análise de solos.
A intenção é que os agricultores façam bom uso das informações. Em breve haverá uma avaliação junto aos os agricultores articuladores de grupos de ATER.
Caro leitor. Se você não faz parte do programa de ATER procure informações, pois o programa faz questão de ser parceiro na qualificação da produção vinícola.
Um grande abraço e até o próximo A Vindima.