Uai Wine coloca vinhos mineiros em evidência e aproxima vitivinicultura da sociedade no coração de Belo Horizonte

Festival inédito reforça tradição vitivinícola de Minas Gerais, destaca a tecnologia da dupla poda e promove enoturismo com programação cultural e técnica no Palácio da Liberdade
Divulgação

O 1º Festival de Vinhos Mineiros – Uai Wine acontece de 28 a 31 de agosto, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, reunindo produtores, pesquisadores, técnicos e o público em geral em torno da vitivinicultura mineira. O evento, com curadoria técnica da EPAMIG e apoio do Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais (SindVinho) e da Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), surge como uma oportunidade estratégica de fortalecer o setor, valorizar os vinhos produzidos em Minas e ampliar o alcance social e cultural da atividade.

Mais do que degustações, o Uai Wine leva o vinho para espaços urbanos, aproximando vinícolas de consumidores que muitas vezes nunca visitaram as regiões produtoras, como o sul de Minas — famosa pelos vinhos de inverno e Indicação de Procedência (IP). Ao reunir música, gastronomia, palestras e experiências sensoriais, o festival fomenta o enoturismo como vetor de desenvolvimento.

“Um festival de vinhos mineiros em Belo Horizonte tem uma importância estratégica enorme, primeiro porque coloca nossos vinhos no coração da capital, reforçando a identidade cultural e a tradição de Minas, que produz vinhos com regularidade há pelo menos 130 anos”, destacou Heloísa Bertoli, presidente do SindVinho-MG.

A realização do evento é também uma vitrine para os Vinhos de Inverno, segmento que se consolidou no Brasil a partir da tecnologia da dupla poda, desenvolvida pela EPAMIG. Para o presidente da Anprovin, Claudio Góes, o Uai Wine reforça o protagonismo de Minas Gerais.

“A Anprovin tem orgulho de ser instituição parceira do Festival Uai Wine, um evento que celebra a identidade mineira e valoriza a vitivinicultura brasileira. Minas Gerais tem DNA de excelência, sendo um dos grandes expoentes nacionais dos Vinhos de Inverno”, pontuou.

Programação técnica e científica

Nos dias 28 e 29, a agenda será dedicada a profissionais do setor, com palestras, painéis e rodadas de negócios. O primeiro dia será marcado por um olhar amplo sobre a trajetória e o potencial dos vinhos mineiros:

09h40 – História dos Vinhos Mineiros
Angélica Bender (EPAMIG) apresenta o panorama histórico da vitivinicultura em Minas e sua evolução.

10h30 – Painel: Vinho Mineiro – Sabor, Identidade e Território
• Jaqueline Santos (SEAPA): Introdução ao cenário vitícola mineiro.
• Vani Fonseca (Senac Minas): Os títulos dos vinhos e suas histórias.
• Cristiane Rota (EPAMIG/IFSC): O vinho além da taça – turismo de vivências.

16h00 – Indicação de Procedência: Case de Sucesso
Matheus Cassimiro Alves (Anprovin) apresenta experiências sobre a valorização de terroirs brasileiros.

17h00 – Panorama Uva e Vinho em Minas Gerais
Elcy Caldas Batista (UVA-MG) traz uma leitura sobre oportunidades para a produção local.

O segundo dia foca em práticas de mercado, turismo e inovação tecnológica:

09h00 – Entendendo os Rótulos dos Vinhos
Angélica Bender (EPAMIG) detalha aspectos técnicos e de comunicação presentes nos rótulos.

10h00 – O Crescimento dos Vinhos em Bares e Restaurantes
Painel com Karla Rocha (Abrasel-MG) e Adriano Andrade, sobre a presença do vinho no setor de gastronomia.

10h30 – Painel: Enoturismo em Minas
• Tatiane Garcia (SECULT/EMATER): Turismo rural e artesanato.
• Cristiane Rota (EPAMIG): Vinho e serviço – mitos e verdades.
• Mesa redonda com a SECULT-MG.

14h00 – Painel: Vinho como Alimento
Mediação de Heloísa Bertoli (SindVinho-MG), abordando consumo, valorização e identidade, contará com a participação de Fernanda Spinelli (OIV).

15h00 – Integração da Inspeção e Padronização na Vitivinicultura
Lucas Guimarães (IMA) discute boas práticas e procedência.

16h00 – A Expansão da Dupla Poda em Minas Gerais
Horácio Morais Barros, pesquisador e autor de Minhas Aventuras pela Dupla Poda, compartilha experiências globais e práticas do manejo que revolucionou a vitivinicultura mineira.

Com entrada gratuita, o Uai Wine nasce com a missão de valorizar exclusivamente os vinhos de Minas Gerais, reforçando o vínculo entre pesquisa, produção e sociedade. Ao oferecer experiências técnicas, culturais e sensoriais em um espaço histórico da capital, o festival amplia o alcance da vitivinicultura e projeta os terroirs mineiros no cenário nacional.

📍 Palácio da Liberdade – Belo Horizonte
🗓 28 a 31 de agosto de 2025
ℹ️ Mais informações: festivaluaiwine.com.br

 

Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail terá acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relatórios da Emater/RS-Ascar e Seapi indicam bom potencial produtivo, mas alertam para riscos de doenças fúngicas e impactos do clima...
Relatório entregue à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa propõe rastreabilidade, fiscalização digital e políticas de convivência entre sistemas produtivos...
Relatório aponta o enoturismo como força motriz do desenvolvimento rural, da inovação e da sustentabilidade na vitivinicultura mundial...