Wines of Brasil realiza roteiro na China

Público chinês interessado nos vinhos brasileiros no evento em Xangai. Primeiro evento no país aconteceu em Pequim no dia 7 de setembro

 

Público chinês interessado nos vinhos brasileiros no evento em Xangai.
Público chinês interessado nos vinhos brasileiros no evento em Xangai.

Os vinhos brasileiros voltam à China para uma nova rodada de degustações e encontros de negócios. Sete vinícolas do projeto Wines of Brasil, realizado entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizam uma semana enológica verde-amarela (de 7 a 14 de setembro) em Pequim, Xangai, Guangzhou e Hong Kong, com a participação das seguintes empresas: Aurora, Casa Valduga, Garibaldi, Lido Carraro, Miolo, Salton e Vinibrasil. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) apoia o roteiro, por meio das Embaixadas e Consulados em cada cidade.

 

O primeiro evento ocorreu em Pequim no dia 7 de setembro, para um público formado por jornalistas, importadores, distribuidores, sommeliers, proprietários de restaurantes e lojas de bebidas, além de consumidores. No dia 10 foi a vez de Xangai receber a comitiva do Wines of Brasil. No dia Guangzhou e no dia 14 Hong Kong.

 

Histórico
Neste ano, de 29 a 31 de maio, os vinhos brasileiros participaram, pela primeira vez, da edição asiática daquela que é considerada a mais importante feira do segmento no mundo – a Vinexpo Ásia-Pacífico 2012. A principal ação paralela à feira promovida pelo projeto Wines of Brasil ocorreu no dia 30 de agosto, em Hong Kong, quando oito vinícolas participaram da Master Class, uma palestra conduzida com degustação de vinhos. Outra participação dos vinhos brasileiros na Vinexpo ocorreu no dia 29 de maio, quando mais de cem convidados entre jornalistas, formadores de opinião e especialistas foram recebidos pelas vinícolas brasileiras para uma degustação. Seis empresas estiveram presentes por meio de seus agentes ou importadores – Aurora, Casa Valduga, Garibaldi, Lidio Carraro, Miolo e Vinibrasil. Na próxima Vinexpo na China, o Wines of Brasil deve ter estande próprio.

 

Segundo informações divulgadas na Vinexpo, o consumo de vinhos dobrou na China entre 2005 e 2009, chegando a 1,156 bilhões de garrafas. Apesar de ser o país mais populoso do mundo, o consumo per capita ainda é pequeno – apenas um litro por ano. “Há um grande potencial de crescimento”, comenta a representante do Wines of Brasil que acompanha o roteiro pela China, Bárbara Ruppel. (Texto: Assessoria de Imprensa do Ibravin)

 

Foto: Bárbara Ruppel / Wines of Brasil

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