Enoturismo: Foppa & Ambrosi inova com agendamento via Inteligência Artificial

Vinícola brasileira adota IA no atendimento e moderniza a experiência dos visitantes no Vale dos Vinhedos
Fotos: divulgação Foppa & Ambrosi

Localizada em Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Foppa & Ambrosi inova ao ser a primeira vinícola do Brasil a utilizar Inteligência Artificial (IA) para agendamentos de enoturismo. Desde a implementação da ferramenta, em dezembro de 2024, o sistema já representa 30% dos atendimentos da vinícola, situada no prestigiado Vale dos Vinhedos.

O novo recurso, acessível pelo WhatsApp e com link direto na bio do Instagram da vinícola, permite que os visitantes agendem degustações exclusivas e obtenham informações de forma rápida e prática. A IA responde a mensagens escritas ou de áudio, oferecendo um serviço eficiente e disponível 24 horas por dia.

Segundo Lucas Foppa, cofundador da vinícola ao lado de Ricardo Ambrosi, a adoção da tecnologia atende à necessidade de melhorar o atendimento, sem comprometer a experiência personalizada dos visitantes. “O suporte que antes era feito exclusivamente pela nossa equipe, que também recebe os visitantes durante o horário comercial, agora conta com IA disponível 24h por dia”, explica.

A implementação foi desenvolvida em parceria com a Aitend, uma empresa especializada em assistentes virtuais baseados em IA para atendimento e vendas. “Graças à IA nosso time agora dedica tempo naquilo que de fato são muito bons, propagar todo o conhecimento técnico às pessoas que querem conhecer nossa história e os produtos”, completa Lucas.

Fundada em 2017, a Foppa & Ambrosi transformou uma propriedade histórica de 120 anos em um destino de referência para os amantes do vinho. Com a nova tecnologia, a vinícola reforça seu compromisso em unir tradição e inovação, modernizando o atendimento e mantendo o foco na experiência única que oferece no coração do Vale dos Vinhedos.

Compartilhe:

Município da Serra Gaúcha recebeu autoridades e entidades do setor; Projeto de Lei nº 4.469/2025 propõe o título de Capital...
Iniciativa da APEG propõe reconhecimento legal do espumante e de todo o sistema produtivo como política pública municipal...
Gestão 2026–2029 assume com foco em tributação, estoques, defesa comercial e articulação institucional...