MOLECULAR P: a nova fronteira dos clarificantes vegetais

Molecular P é um produto à base de proteína de ervilha granulada, funcionalizada com sílica coloidal selecionada, desenvolvido para elevar o desempenho dos clarificantes vegetais tradicionais.

Com quase 60 anos de experiência, 3 unidades produtivas na Itália, 3 laboratórios internos, 13 patentes e 5 filiais no exterior — Espanha, Califórnia, Argentina, Chile e Austrália — o VASONGROUP é um player internacional no setor enológico, agroalimentar e de bebidas.

Com a Enologica Vason, especializada na seleção e comercialização de matérias-primas, biotecnologias e coadjuvantes, e a JUCLAS, fabricante de equipamentos e tecnologias de excelência, o Grupo oferece ao mundo do vinho serviços e soluções capazes de combinar de forma sinérgica biotecnologia e tecnologia de processo.

Uma dupla competência com especialização vertical nas práticas de adega, que faz do Grupo, já líder na Itália, uma referência consolidada para todo o setor vitivinícola. Com um faturamento anual de cerca de 60 milhões de euros na Itália, o Vasongroup conta com 115 colaboradores.

Da área de Pesquisa & Desenvolvimento da ENOLOGICA VASON nasce o Molecular P, o clarificante vegetal de nova geração.

Molecular P é um produto à base de proteína de ervilha granulada, funcionalizada com sílica coloidal selecionada, desenvolvido para elevar o desempenho dos clarificantes vegetais tradicionais.

Fruto da inovação no campo da enologia molecular, Molecular P valoriza a carga elétrica superficial dos clarificantes, potencializando sua eficácia por meio de uma interação seletiva e da otimização das doses. O resultado? Máxima eficiência técnica.

Ele nasce graças ao Rounding Process, um tratamento físico específico de microgranulação que modifica a morfologia e a carga elétrica superficial (CES) das partículas.
Esse processo influencia as propriedades intrínsecas do produto:

  • Duplica a carga elétrica em relação aos clarificantes convencionais: aumento de 0,20 meq/g para 0,40 meq/g
  • Altera a estrutura microscópica, aumentando a superfície de contato
  • Melhora a dissolução do produto, facilitada mesmo em água fria

 

 

Através desse processo de granulação, são modificados tanto o aspecto macroscópico quanto o microscópico do produto. O resultado é um aumento significativo da eficácia técnica, que torna o Molecular P uma escolha de altíssimo desempenho. Por essas características, ele é comparado aos melhores clarificantes tradicionais de origem animal.

Eficácia do Molecular P na remoção de polifenóis e catequinas em comparação com Fitoproteína P e Fitoproteína XP
(dosagem 5 g/hL)

 

Comparação das coordenadas CIELab
A análise CIELab evidencia de forma clara as diferenças cromáticas induzidas pelo uso de Molecular P em relação ao tal qual (TQ) e ao tratamento com Fitoproteína P.

Luminosidade (L)*
O vinho tratado com Molecular P apresenta um aumento significativo no valor de L*, indicando maior brilho e limpidez visual em comparação ao tal qual e também ao tratamento com Fitoproteína P.

 

Componente vermelho-verde (a)*
Os valores de a* são reduzidos nas amostras tratadas com Molecular P em comparação ao tal quale e à Fitoproteína P, evidenciando uma menor componente cromática na direção do vermelho.

 

 

Componente amarelo-azul (b)*
Também para o parâmetro b*, o Molecular P apresenta uma diminuição em relação ao tal quale e à Fitoproteína P. Isso evidencia uma redução dos tons amarelados-alaranjados, frequentemente associados a fenômenos oxidativos ou de envelhecimento precoce.

 

Por que escolher o inovador clarificante vegetal MOLECULAR P?

Molecular P utilizado em flotação
  • Duplo efeito no vinho: atua tanto como ilimpidificante quanto como detaninizante
  • Otimização da eficácia do produto
  • Otimização das dosagens
  • Remove seletivamente mais catequinas e proantocianidinas do que os produtos vegetais clássicos
  • Não interfere nas características aromáticas originais
  • Dissolução facilitada, inclusive em água fria
  • Melhor estabilidade redox e prolongamento da frescura dos vinhos ao longo do tempo
  • Melhoria dos componentes cromáticos
  • Allergen-free
  • Adequado para vinhos destinados a consumidores vegetarianos e veganos

 

Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail terá acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!

Compartilhe:

Município da Serra Gaúcha recebeu autoridades e entidades do setor; Projeto de Lei nº 4.469/2025 propõe o título de Capital...
Iniciativa da APEG propõe reconhecimento legal do espumante e de todo o sistema produtivo como política pública municipal...
Gestão 2026–2029 assume com foco em tributação, estoques, defesa comercial e articulação institucional...