A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio do campus de Ipameri, está com inscrições abertas para o Curso Prático de Viticultura de Inverno, que acontecerá entre março e junho. O programa de extensão é gratuito, voltado para viticultores, trabalhadores rurais, técnicos e estudantes, e oferecerá 30 vagas para os primeiros inscritos. As aulas serão presenciais e ministradas em quatro encontros mensais aos sábados, com início no dia 29 de março, às 8h30.
De acordo com o professor Roberto José Freitas, coordenador do curso, a proposta é ensinar na prática todo o ciclo da viticultura de inverno, um sistema que tem se consolidado como alternativa técnica e econômica para o cultivo da videira em regiões com clima tropical ou subtropical.
“Teremos aulas teóricas seguidas de aulas práticas, iniciando pela poda e executando todos os tratos culturais progressivamente até a maturação. O curso contribuirá com a noção básica do sistema de produção de dupla poda com colheita de inverno”, explica o professor.
As aulas ocorrerão nos dias 29/03, 26/04, 24/05 e 14/06, sempre aos sábados pela manhã. Durante os encontros, os participantes acompanharão o desenvolvimento das videiras em campo, aprendendo a aplicar os tratos culturais no tempo certo, conforme o calendário da viticultura de inverno.
Segundo o professor Roberto, a viticultura de inverno se destaca pelas condições climáticas para excelente maturação. O clima ameno e seco durante o inverno favorece a qualidade da uva, permitindo maior acúmulo de açúcar, compostos aromáticos e fenólicos nas bagas.
A UEG Ipameri é pioneira na implantação e pesquisa da viticultura de inverno em Goiás, onde atua com experimentação de variedades, práticas de manejo e tecnologias de vinificação.
“A universidade desenvolve pesquisas nesse sistema novo e tecnicamente ainda desafiador. Com recursos federais, montou uma vinícola para pesquisas e prestação de serviços a viticultores iniciantes”, destaca o coordenador do curso.
As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (64) 9221-8011. Uma nova turma está prevista para o segundo semestre, ampliando o acesso ao conhecimento técnico sobre uma prática que vem transformando a viticultura em diferentes regiões do Brasil.
–
Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail tem acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!