Dez tendências para o setor vitivinícola

Entre inovação, sustentabilidade e novas preferências do consumidor, o setor vitivinícola se reinventa para acompanhar as mudanças do mercado

A Veintemillas, uma consultoria espanhola especializada em criação de marcas e campanhas publicitárias para os setores da alimentação, hoteleiro e vitivinícola publicou no início do ano o relatório Tendências 2025 que apresenta uma análise e identifica 30 movimentos-chave que marcarão a direção dos setores com os quais ela trabalha.

Apresentamos a seguir as dez tendências, capturadas a partir do mercado e da produção de vinhos da Espanha, para o setor vitivinícola. Para os dirigentes da Veintemillas, “a chave está em compreender não apenas o que os consumidores exigem, mas também o que eles ainda não sabem que precisam”.

Sustentabilidade e responsabilidade social são temas que aparecem como demandas dos consumidores, bem como a busca, cada vez mais, por vinhos autênticos e únicos.

É preciso levar em conta que, na Europa, o consumo de vinho está diminuindo, na medida em que aumenta a busca por vinhos de maior qualidade e identidade. Vamos às tendências propostas por Veintemillas.

  1. Vinhos de baixa intervenção: uma tendência em ascensão

Para consumidores em procura de​ autenticidade. Os vinhos de baixa intervenção não só satisfazem a exigência de autenticidade, mas também promovem a sustentabilidade em conexão com o meio ambiente. Eles valorizam o compromisso em refletir maior pureza da terra e suas uvas, sem agrotóxicos, aditivos químicos ou tratamentos agressivos.

  1. Vinho natural: um mercado em expansão

Relacionado ao anterior, o mercado de vinhos natural está passando por um boom.  Na Espanha, estes vinhos já tem um salão especializado e, com a França, ambos países tem crescida a oferta de vinhos orgânicos ou biodinâmicos.

  1. Baixa ou nenhuma graduação: uma preferência em ascensão

Não é uma moda passageira, é uma realidade. Essa mudança reflete um foco crescente na direção da saúde e consumo responsável, especialmente entre gerações mais jovens. Vinhos desalcoolizados é uma tendência, mas com a sofisticação de um vinho tradicional. Um projeto de pesquisa iniciado em 2004 tem sido levado a cabo na Espanha. Eles se apresentam como o primeiro do mundo capaz de desalcoolizar um vinho natural até 0%. Outros vinhos estão sendo comercializados com 5,5% de álcool, elaborados a partir de mostos parcialmente fermentados, incluindo os frizantes em versões branco e rosé. Para Veintemillas “esta mudança não só responde a um mercado mais consciente, mas também redefine o futuro da indústria do vinho”, uma oportunidade para inovar e diversificar com as suas referências.

  1. Autêntico e único: o ressurgimento de variedades nativas

Amantes de vinho preferem aprofundar-se em outras experiências e sair do percurso marcado pelas variedades majoritárias. Há muitas vinícolas que buscam variedades icônicas e nativas.

  1. O vinho se veste de mulher: líderes femininas transformando a indústria do vinho

As mulheres consumem vinhos e também elaboram. Está aumentando o número de enólogas e profissionais em posições de destaque no comando das vinícolas. Na Espanha foi criada a Associação de Mulheres Amantes da Cultura do Vinho (Amavi) que valoriza a luta das mulheres pelo reconhecimento de seus valores em um mundo tradicionalmente dominado pelos homens. Elas integram um grupo de mulheres produtoras, enólogas, sommeliers e jornalistas que se uniram para valorizar o papel das mulheres no setor e mostrar qualidade do seu trabalho.

  1. Vinhas velho: o tesouro escondido que revoluciona

Os vinhos provenientes de velhas cepas buscam integrar-se no patrimônio histórico. Em Pontevedra, na Espanha, estimula-se a produção com vinhas pré-filoxera, que preservam cepas que precedem a peste que dizimou as vinhas da Europa no Século XIX.

  1. Inovação: o segredo para se destacar em um mercado saturado

Em um mercado tão competitivo quanto atual, as vinícolas que alcançam crescer são aquelas que apostam​ na inovação. Segundo os dados mais recentes, 37% das marcas que mais cresceram no último ano apostaram na inovação e 90% destas inovações foram exitosas. A inovação combina técnicas tradicionais com o moderno, conseguindo produtos frescos e elegantes que marcaram a diferença no mercado. Um exemplo é vinho em uma garrafa de papelão reciclável. A garrafa de cartão é uma resposta à crescente demanda por produtos mais inovadores e sustentáveis.

  1. O vinho branco ganha terreno

A notável ascensão​ do vinho branco está lentamente substituindo o tinto como opção preferida pelos consumidores. É uma tendência que efetivamente deve continuar e ir mais longe. Ao pesquisar opções mais leves e com menos conteúdo alcoólico, opta-se pelo consumo de vinho branco. Já existem restaurantes que optam por cartas de vinhos quase exclusivas de vinho branco.

  1. Vinhos de altitude: o segredo mais bem guardado das montanhas

Nas regiões vitivinícolas situadas em grandes altitudes, onde o clima é mais fresco, a variabilidade térmica entre dia e a noite permitem que as uvas se desenvolvam mais lentamente, resultando em vinhos com frescor e complexidade inconfundível.

  1. Enoturismo 2025: viajar com os sentidos ao coração do território

Experiências mais autênticas e personalizadas é o caminho que o enoturismo percorre, além das degustações clássicas de vinhos. Opções imersivas e originais devem ser desenvolvidas, tudo isso em um ambiente de total respeito ao meio ambiente. Há consumidores dispostos a pagar mais para viver uma experiência genuína que lhes permita conectar-se com a essência da​ região e seus vinhos.

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