Enoturismo impulsiona economia gaúcha e será tema de seminário na Feira de Inverno de Flores da Cunha

Rio Grande do Sul lidera crescimento de visitantes internacionais em 2025 e fortalece protagonismo como destino do enoturismo no Brasil

O Rio Grande do Sul alcançou a primeira colocação entre os estados brasileiros com maior crescimento na entrada de turistas estrangeiros em 2025. De acordo com dados da Embratur, Polícia Federal e Ministério do Turismo, entre janeiro e junho o estado recebeu 1,2 milhão visitantes internacionais — um aumento de 94,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para debater os caminhos e oportunidades desse setor em expansão, a 36ª Feira de Inverno de Flores da Cunha receberá, no próximo sábado (12), o seminário “Cenário do Enoturismo Gaúcho”, das 9h às 11h30, na Escola de Gastronomia da UCS, no Parque da Vindima Eloy Kunz.

A iniciativa é organizada pelo deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), criador da Frente Parlamentar do Enoturismo na Assembleia Legislativa, e pela vereadora Silvana De Carli, presidente da Câmara Municipal de Flores da Cunha. O objetivo do encontro é reunir autoridades, profissionais do setor, prefeitos, vereadores e trade turístico para promover um debate qualificado sobre o desenvolvimento do enoturismo em todos os municípios gaúchos com potencial vitivinícola.

“A ideia é mostrar para todo o estado que o enoturismo é uma fonte importante de arrecadação, de movimentação da economia e que vai gerar muitos benefícios para todos nós. Com painelistas renomados, queremos apresentar cases de sucesso, discutir estratégias e ampliar a consciência sobre o valor desse segmento”, destacou Silvana De Carli.

Painelistas

Os palestrantes serão Daniel Panizzi (presidente Uvibra), Deborah Villas-Bôas Dadalt (vice-presidente da ENOTURISMO BR), Igor Pan (gestor executivo da Região dos Altos Montes), Tiago Centenaro Mignoni (secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação de Flores da Cunha) e Marcia Ferronato (diretora-executiva do SSEGH da Região Uva e Vinho), que destacou a representatividade histórico-cultural como atrativo ao turismo.

“O enoturismo é uma atividade que traz muito simbolismo. Nasce com a vinda dos imigrantes italianos e o cultivo de uvas. E apresenta nosso jeito de ser, nossa cultura. Promover o enoturismo é manter vivas nossas raízes e levar experiências únicas para o turista”, ressalta Marcia Ferronato.

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. As confirmações devem ser feitas até o dia 10 de julho, pelo telefone: (54) 99909-5761.

Programação

9h – Recepção

9h30 às 11h30 – Seminário “Cenário do Enoturismo Gaúcho”

12h – Almoço por adesão na Escola de Gastronomia

14h – Visita à 36ª Feira de Inverno de Flores da Cunha

 

Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail terá acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relatórios da Emater/RS-Ascar e Seapi indicam bom potencial produtivo, mas alertam para riscos de doenças fúngicas e impactos do clima...
Relatório entregue à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa propõe rastreabilidade, fiscalização digital e políticas de convivência entre sistemas produtivos...
Relatório aponta o enoturismo como força motriz do desenvolvimento rural, da inovação e da sustentabilidade na vitivinicultura mundial...