Seminário de Vitivinicultura de Bagé inicia amanhã

O Centro de Eventos do Museu Dom Diogo, em Bagé, na Campanha Gaúcha, sedia nos dias 1º e 2 de outubro o 10º Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul. No evento serão apresentados temas relacionados ao desenvolvimento tecnológico e setorial da uva e do vinho daquela região. Segundo o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e integrante da comissão organizadora, José Fernando da Silva Protas, o encontro foi idealizado para o atual momento vivenciado pela vitivinicultura na Campanha. “Além das palestras e painéis que irão evidenciar o ‘estado da arte’ da vitivinicultura na região, este ano vamos trazer o case da Villaggio Bassetti. Um projeto vitivinícola e enoturístico para conhecimento e discussão com os empresários da região”, comenta.

O Seminário é promovido pelo Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Emater-RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e Vitisul. Outras informações sobre o evento pelo email comitefrut@gmail.com ou pelo telefone (53) 9706.7777.

Programação

1º/10– Quinta-feira
9h – Abertura.
10h – Palestra Vitivinicultura Sustentável: conceitos e proposta de abordagem para a Região Campanha, com a professora Shana Sabbado Flores (IFRS – Campus Restinga de Porto Alegre).
11h – Intervalo.
11h15min – Palestra Case Villaggio Bassetti – Vinhos de Altitude, com o empresário José Eduardo Pioli Bassetti (de São Joaquim-SC).
12h15min – Almoço.
14h – Painel 1: Demanda e importância da formação de profissionais especializados para o setor vitivinícola do Rio Grande do Sul, coordenado por Carlos Raimundo Paviani (Ibravin) com os debatedores Renata Sampaio Zocche (Unipampa – Campus Dom Pedrito), Luciano Manfroi (IFRS – Campus Bento Gonçalves) e Álvaro Luiz Carvalho Nebel (IFSul – Campus Visconde da Graça – Pelotas).
15h30min – Painel 2: Vinhos da Campanha: tipos e estilos x quadro varietal. Histórico, evolução e perspectivas, coordenado por Celito Crivellaro Guerra (Embrapa Uva e Vinho) com os debatedores Vinicius Bortolini Cercato (Dunamis), Rossano Lazzaroto (Vitisul) e Daniel Alonso Martins (Miolo).
17h – Intervalo.
17h15min – Painel 3: O ‘Estado da Arte’ da viticultura na Região da Campanha: Estratégias alternativas para o incremento da qualidade da uva, coordenado por Henrique Pessoa dos Santos (Embrapa Uva e Vinho) com os debatedores Ciro Pavan (Miolo), Sinval Almeida Fernandes (Salton), Antônio Santin (Campos de Cima) e Javier Gonzalez Michelena (Guatambu).
18h45 – Encerramento.

2/10 – Sexta-feira
9h – Saída para a Vinícola Batalha (Candiota) para apresentação do projeto da empresa.

Fonte: Jornal O Florense.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comemorando seus 95 anos, a Nova Aliança demonstra que tradição e modernidade podem caminhar juntas, oferecendo produtos que expressam a...
Ao qualificar seus associados e aprimorar seus processos, a cooperativa fortalece sua imagem de responsabilidade social e sustentabilidade no setor...
O legado da OIV, que começou como uma resposta à fraude no mercado de vinhos, hoje é marcado pela liderança...