Qualificação do setor é apresentada no AGRIMARK/2012

Avanços do cooperativismo vitívinícola foram apresentados no Seminário AGRIMARK.
Avanços do cooperativismo vitívinícola foram apresentados no Seminário AGRIMARK.

As estratégias de rearranjos do setor vitivinícola, os avanços da assessoria técnica e a inovação na adoção de novas tecnologias na produção vitícola foram apresentadas no 8º Seminário Nacional de Marketing no Agronegócio. O evento, promovido pela Faculdade I-Uma e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com apoio do SESCOOP, foi realizado no dia 25 de outubro, na sede da FEDERASUL, em Porto Alegre. Neste ano, o tema foi dedicado ao Ano Internacional das Cooperativas.

 

 

Para mais de 180 dirigentes do agronegócio brasileiro e ao embaixador da ONU para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, o presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dallemole, apresentou o projeto de integração e a associação de cinco cooperativas. Graças a esse sistema integrado e a adoção de uma modelagem de assistência técnica qualificada, a nova unidade passou a ter 11 pontos de recebimento de uva na Serra e na Fronteira, que recebem mais de 37 milhões de quilos.

 

O diretor executivo da FECOVINHO, Hélio Marchioro, disse que essa integração é o caminho para dar sustentabilidade ao negócio vitivinícola, já que os associados das cooperativas são pequenos agricultores. “Embora as cooperativas representem 30% dos produtores de uva, eles fazem apenas 22% da produção global da fruta”. Os associados de cooperativas têm em média dois hectares de uva plantados. Marchioro acrescentou que as cooperativas têm o grande desafio de promover maior participação dos agricultores no sistema. Para isso, segundo ele, será necessário ampliar a associação de jovens e mulheres, como estratégia para estimular o crescimento da produção e garantir a sucessão nas propriedades.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primeira vinícola brasileira idealizada por um homem negro combina qualidade, inclusão e valorização do terroir nacional...
Comemorando seus 95 anos, a Nova Aliança demonstra que tradição e modernidade podem caminhar juntas, oferecendo produtos que expressam a...
Ao qualificar seus associados e aprimorar seus processos, a cooperativa fortalece sua imagem de responsabilidade social e sustentabilidade no setor...