A revisão da sua máquina está em dia?

Manter os tratores sempre com a revisão em dia evita o desgaste prematuro dos componentes e aumenta a vida útil do equipamento

Os tratores em uma propriedade rural são considerados bens valiosos pelos agricultores, considerado o alto investimento para a compra. Em decorrência disso, precisam de cuidados constantes, assim como um automóvel da propriedade, por exemplo. Manter a máquina sempre com a revisão em dia evita o desgaste prematuro dos componentes, aumenta a vida útil do equipamento, trazendo maior rentabilidade, reduzindo despesas com manutenção e, principalmente, minimizando o risco da máquina quebrar durante períodos importantes do manejo da cultura em que ela é utilizada, evitando prejuízos. Por isso, tentar economizar na manutenção das máquinas pode ser mais oneroso aos produtores.

A manutenção das máquinas pode ser realizada de duas formas: em caráter corretivo ou em caráter preventivo. O primeiro consiste em fazer a reparação dos equipamentos quando apresentam algum defeito. Já o segundo consiste em ter cuidados constantes, visando prolongar a durabilidade dos componentes das máquinas e melhorar o seu funcionamento. Entre as duas opções, certamente a que traz mais benefícios ao produtor é a segunda, pois ao realizar o controle adequado de manutenção ele, ainda, reduz as possibilidades de falha.

Quando fazer a revisão?
Os fabricantes orientam que o primeiro passo ao adquirir uma máquina agrícola deve ser ler o manual do usuário para ficar ‘a par’ das principais informações a respeito do equipamento que será utilizado. Ao ler o manual, o agricultor saberá os períodos indicados para fazer as revisões. Pode variar, mas em casos de tratores de quatro rodas, as revisões são realizadas com 50h, 350h, 650h e 1250h. “Vale sempre salientar que, se vencer o prazo estipulado para a revisão de fábrica das máquinas, as peças e produtos perdem a garantia se for preciso realizar algum ressarcimento durante as revisões gratuitas”, ressalta o gerente de Marketing e Pós-Vendas da Agritech, Pedro Lima.
Outro benefício do controle preventivo da frota agrícola é que ao ter informações sobre os equipamentos, o agricultor pode realizar estudos econômicos acerca do uso dos mesmos, o pode representar cerca de 50% de economia do custo total da produção. “Ainda é muito comum os proprietários de tratores terem certa resistência na hora de mandar suas máquinas para a revisão, muitas vezes, inclusive, acreditando que não há problema em trabalhar com sua máquina tendo seus lubrificantes e componentes vencidos. Isso não é verdade A Agritech tem como política posicionar seus clientes para que realizem as revisões dentro dos períodos estipulados. Gostamos de frisar que isso diminui as despesas com revisões e otimiza a utilização da máquina”, pontua Lima.

O que observar

Quem lida com tratores na propriedade rural sabe que os cuidados periódicos com esses equipamentos vão bem além da troca de óleo. Muitos detalhes não podem passar despercebidos, sob pena de antecipar os problemas. Verificar o nível de água do radiador, o funcionamento dos faróis, das lâmpadas de freio e das indicadoras existentes no painel, limpar o filtro de tela na entrada da bomba alimentadora…, são algumas das tarefas que devem fazer parte do ‘manual de boas práticas’ dos proprietários.
Confira alguns itens que não podem ficar de fora do checklist em uma manutenção periódica. “Quando negligenciadas pelo proprietário da máquina, geram um desgaste prematuro dos principais componentes do trator”, ressalta, Pedro Lima.

– inspeção do nível do líquido de arrefecimento do motor;
– verificação do nível de óleo lubrificante do motor;
– drenagem do pré-filtro e do filtro de combustível;
– verificação do nível de água no radiador;
– verificação do funcionamento dos faróis, das lâmpadas de freio e das indicadoras existentes no painel;
– lubrificação geral de partes do trator com graxa;
– abastecimento do tanque de combustível ao final de cada jornada de trabalho;
– limpeza do filtro de tela na entrada da bomba alimentadora;
– verificação do nível de óleo da direção hidráulica;
– reaperto geral de porca;
– verificação da tensão da correia do ventilador;
– verificação da calibragem dos pneus;
– verificação do nível de solução da bateria;
– uso de EPIs;
– segurança na operação com o trator.

Por: Mirian Spuldaro.

 

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